Método de Locução Publitária para Banco Itaú

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Neste Estudo de Caso, eu revelo o fluxo de trabalho de um dos meus projetos de locução publicitária de maior sucesso para o Banco Itaú.

Ao ler este artigo, você terá um exemplo de fluxo de trabalho eficiente e baseado em um projeto real. E mais: ouvirá como uma voz pode criar designs vocais contrastantes para o mesmo cliente.


Dados do Projeto de Locução

  • Cliente Final: Banco Itaú.
  • Cliente Intermediário: Vidmob.
  • Brief e Arquivos: 13 campanhas publicitárias (+ de 40 peças e variações).
  • Uso e Praça: anúncio pago por um período limitado de tempo ao longo de 2022 no TikTok, Youtube, Instagram - Bumpers, Trueview, Stories, Feed, Reels e outros formatos.
  • Gênero: Comercial, Publicidade, Impulsionado, Propaganda.
  • Técnicas & Habilidades: copywriting, design de voz, curadoria de música, sincronização.
  • Direção Artística: Eu tinha liberdade o tempo todo, com direção mínima. Os anúncios eram gravados em sessões autodirigidas - sem que o cliente estivesse online durante a gravação.
  • Estúdio de Locução: A2DOTS Producion Ltda (gravado no home estúdio de som da Amanda).

Testemunho do Cliente

Project Manager da Vidmob sobre nossas locuções comerciais para o Itaú
Project Manager da Vidmob sobre nossas locuções comerciais para o Itaú

Demo de Locução Comercial

Ouça ou baixe este demonstrativo de voz comercial com 3 exemplos de tons de voz que criei para as campanhas publicitárias do Banco Itaú.

Confiante x Elegante x Empolgado - 3 estilos

Vídeo do Estudo de Caso - Locução para Banco Itaú

Amanda foi convidada pela Full Sail University para um webinar onde compartilhou alguns dos segredos e curiosidades deste grande projeto de locução publicitária em português brasileiro. Escreva uma mensagem para a locutora Amanda de Andrade e solicite acesso ao vídeo que ela gravou em Português para a Universidade Full Sail (Florida, USA).


Fluxo de trabalho detalhado

Vou abordar o panorama geral do meu fluxo de trabalho de gravação autodirigida padrão para locuções comerciais em português brasileiro. Ao longo dessas 12 campanhas, testamos alguns ajustes em nosso fluxo de trabalho, e todos funcionaram bem para mim e para a Vidmob.


Briefing

Toda vez que iniciávamos uma nova campanha, eu tinha acesso ao briefing do cliente.

Então, veja bem, não era o briefing da agência, era o briefing da equipe do Itaú.

Estávamos constantemente em contato com todos os membros do projeto, do Itaú, da Vidmob e do produtor.

Às vezes, o briefing era muito detalhado, às vezes havia muitos espaços em branco para eu preencher com criatividade ou com padrões da indústria.


Roteiro e Redação

Vale a pena mencionar que, para 2 dessas campanhas, eu também trabalhei diretamente como diretora criativa e criei a redação do comercia do zero, com base apenas no brief.


Frases alternativas

Eu ou o outro redator geralmente sugeríamos frases alternativas para termos opções e também rastreávamos o desempenho do anúncio com base nessas variações.

Então, as gravações precisavam ser muito bem organizadas e fáceis de ser encontradas pelos títulos dos arquivos.


Alterações no roteiro

Às vezes, o roteiro mudava depois de totalmente gravado, então eu era flexível e rápida para adaptar a locução a essas mudanças.


Seleção musical

Para uma campanha, com 2 comerciais diferentes, eu também escolhi as trilhas musicais.

Por ser compositora e produtora musical, gosto de fazer curadoria e consultoria sobre música para publicidade.

Isso me permitiu entrar no estágio inicial da produção e já me familiarizar com música que iria ser mixada com minha locução.

Observe: permitir que o talento de voz costure a locução na trilha sonora com um alto grau de detalhes e justaposição (se feito corretamente) fará toda a diferença no resultado final.


Vários takes

Durante as primeiras campanhas, eu estava gravando vários takes para os produtores selecionarem as opções mais interessantes.

No entanto, conforme evoluímos e aceleramos nosso fluxo de trabalho, nas últimas campanhas, fui encarregada de enviar a eles uma única tomada final para ser incorporada em cada vídeo.


Sincronização e Restrição de tempo

Na maioria das vezes eu tive que trabalhar estritamente dentro de um intervalo de 6, 10 e 15 segundos para cada comercial e seus cortes, o que é muito comum em anúncios pagos.

Então, era meu trabalho planejar o ritmo e o arco do roteiro, os níveis de energia e os platôs, para combinar com o vídeo que já estava pronto.

Ter a música com antecedência foi ótimo para definir o ritmo e o clima, e às vezes para fazer a voz dançar com a música.


Tempo de resposta

Para esse tipo de projeto, eu tinha um tempo de resposta muito rápido.

Às vezes, eu estava enviando arquivos de áudio em questão de 10 minutos após receber a solicitação.

Publicidade é um ecossistema exigente e de desempenho máximo, então é assim que trabalhamos. Devemos ser precisos e rápidos.


Entrega

Trocávamos arquivos por e-mail e também pela plataforma Vidmob.

Às vezes, eu usava meu sistema de armazenamento que está hospedado no meu site.

Assim que tivemos a aprovação do cliente, o anúncio estava pronto para ser veiculado.

Artigo publicado originalmente em inglês, em Julho de 2023, sob autoria de Amanda de Andrade e sob o título "Commercial Voice-Over Production Workflow for Itaú Bank".

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