Converse com a Amanda
Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.
Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.
Neste Estudo de Caso, eu revelo o fluxo de trabalho de um dos meus projetos de locução publicitária de maior sucesso para o Banco Itaú.
Ao ler este artigo, você terá um exemplo de fluxo de trabalho eficiente e baseado em um projeto real. E mais: ouvirá como uma voz pode criar designs vocais contrastantes para o mesmo cliente.
Ouça ou baixe este demonstrativo de voz comercial com 3 exemplos de tons de voz que criei para as campanhas publicitárias do Banco Itaú.
Amanda foi convidada pela Full Sail University para um webinar onde compartilhou alguns dos segredos e curiosidades deste grande projeto de locução publicitária em português brasileiro. Escreva uma mensagem para a locutora Amanda de Andrade e solicite acesso ao vídeo que ela gravou em Português para a Universidade Full Sail (Florida, USA).
Vou abordar o panorama geral do meu fluxo de trabalho de gravação autodirigida padrão para locuções comerciais em português brasileiro. Ao longo dessas 12 campanhas, testamos alguns ajustes em nosso fluxo de trabalho, e todos funcionaram bem para mim e para a Vidmob.
Toda vez que iniciávamos uma nova campanha, eu tinha acesso ao briefing do cliente.
Então, veja bem, não era o briefing da agência, era o briefing da equipe do Itaú.
Estávamos constantemente em contato com todos os membros do projeto, do Itaú, da Vidmob e do produtor.
Às vezes, o briefing era muito detalhado, às vezes havia muitos espaços em branco para eu preencher com criatividade ou com padrões da indústria.
Vale a pena mencionar que, para 2 dessas campanhas, eu também trabalhei diretamente como diretora criativa e criei a redação do comercia do zero, com base apenas no brief.
Eu ou o outro redator geralmente sugeríamos frases alternativas para termos opções e também rastreávamos o desempenho do anúncio com base nessas variações.
Então, as gravações precisavam ser muito bem organizadas e fáceis de ser encontradas pelos títulos dos arquivos.
Às vezes, o roteiro mudava depois de totalmente gravado, então eu era flexível e rápida para adaptar a locução a essas mudanças.
Para uma campanha, com 2 comerciais diferentes, eu também escolhi as trilhas musicais.
Por ser compositora e produtora musical, gosto de fazer curadoria e consultoria sobre música para publicidade.
Isso me permitiu entrar no estágio inicial da produção e já me familiarizar com música que iria ser mixada com minha locução.
Observe: permitir que o talento de voz costure a locução na trilha sonora com um alto grau de detalhes e justaposição (se feito corretamente) fará toda a diferença no resultado final.
Durante as primeiras campanhas, eu estava gravando vários takes para os produtores selecionarem as opções mais interessantes.
No entanto, conforme evoluímos e aceleramos nosso fluxo de trabalho, nas últimas campanhas, fui encarregada de enviar a eles uma única tomada final para ser incorporada em cada vídeo.
Na maioria das vezes eu tive que trabalhar estritamente dentro de um intervalo de 6, 10 e 15 segundos para cada comercial e seus cortes, o que é muito comum em anúncios pagos.
Então, era meu trabalho planejar o ritmo e o arco do roteiro, os níveis de energia e os platôs, para combinar com o vídeo que já estava pronto.
Ter a música com antecedência foi ótimo para definir o ritmo e o clima, e às vezes para fazer a voz dançar com a música.
Para esse tipo de projeto, eu tinha um tempo de resposta muito rápido.
Às vezes, eu estava enviando arquivos de áudio em questão de 10 minutos após receber a solicitação.
Publicidade é um ecossistema exigente e de desempenho máximo, então é assim que trabalhamos. Devemos ser precisos e rápidos.
Trocávamos arquivos por e-mail e também pela plataforma Vidmob.
Às vezes, eu usava meu sistema de armazenamento que está hospedado no meu site.
Assim que tivemos a aprovação do cliente, o anúncio estava pronto para ser veiculado.
Artigo publicado originalmente em inglês, em Julho de 2023, sob autoria de Amanda de Andrade e sob o título "Commercial Voice-Over Production Workflow for Itaú Bank".
Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.
Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.