Biografia e Carreira

amanda de andrade português brasileiro artista de voz locutora publicitária estúdio de locução atriz de voz

Amanda de Andrade é locutora publicitária bilíngue (inglês americano - português brasileiro) com 10 anos de experiência, artista de voz, dubladora talentosa, diretora de elenco e engenheira de áudio.

É proprietária de um estúdio de gravação de máxima qualidade sonora e cofundadora de uma empresa estabelecida no Brasil que conecta estúdios de dublagem, locutores, diretores criativos e agências de localização na América, Europa, África, Oceania e Ásia.

Vida

Juventude Criativa

Amanda nasceu na cidade de Campinas, estado de São Paulo, Brasil. Aos 5 anos, começou a experimentar todos os tipos de arte, desde artes plásticas, pintura e design de joias até atuação, dança e performance.

Aos 12, mudou-se para Minas Gerais e ingressou no Conservatório Musical Maestro Ivan Silva, para estudar Teoria Musical e Violão Clássico.

Durante seus estudos, foi spalla da Orquestra de Violões Clássicos e cantora soprano em corais, com os quais se apresentou em festivais e teatros internacionais.

Paralelamente, aprendeu piano sozinha e começou a escrever poesias.

Aos 16 anos, foi convidada por uma editora para publicar um livro de contos chamado "Buquê de Palhetas e outros contos", com ilustração autoral.

Aos 17, já havia composto +100 peças para canto, piano e violão e participado de 5 exposições com sua escrita e arte plástica.

Embora sua arte tivesse sido incentivada durante sua juventude, quando chegou a hora de decidir sua carreira, todos esperavam que ela se tornasse médica.

Quebra de Expectativas

Sua família era composta principalmente por engenheiros, professores e médicos.

Então fazia sentido que, por ser uma aluna excepcional, ela estivesse destinada a entrar no curso mais concorrido do Brasil - a Faculdade de Medicina. E ela conseguiu.

Ela foi admitida em quinze Universidades, tanto para Engenharia quanto para Medicina.

Relutantemente, ela se mudou para Viçosa para estudar na Faculdade Federal de Medicina - apenas para desistir 72 horas após sua chegada, deixar seus móveis para trás no apartamento e fugir para o Sul do Brasil para estudar Música.

Lembro-me muito bem daquele dia... Eu tinha tudo pronto para o dia seguinte - passagens, bagagem, tudo. Senti que era obrigada a pelo menos ligar para minha família e avisá-la que estava deixando tudo para trás. E a notícia foi recebida no pior cenário. Eu não tinha me preparado para isso. As coisas saíram do meu controle. Sim, eu sabia que todos ficariam desapontados e lamentariam minha escolha - mas eu não esperava que todos realmente tomassem medidas contra minha decisão, tentando me impedir de pegar o avião. Foi difícil dormir naquela noite antes do voo e, ao nascer do sol, peguei mais do que eu poderia carregar e deixei ainda mais para trás. Eu estava sozinha com 7 malas, um violão nas costas, uma bolsa cheia de livros, minha vida inteira, tudo ao meu redor no saguão do aeroporto. Ainda não sei como consegui carregar todo aquele peso.

No aeroporto e no hotel, autoridades e familiares tentaram impedi-la de fugir. Mas Amanda já era maior de idade.

Aquela situação embaraçosa durou 10 dias e, finalmente, em Fevereiro de 2012, ela se encontrou a mil milhas de distância para começar uma nova vida, conhecer seu futuro marido e estudar música.

A mobilização da minha família foi colossal. Ao mesmo tempo, entendo por que todos estavam tristes e desesperados. Mas era a minha vida que estava em jogo. Eu estava dando um passo enorme em direção à música e à liberdade, mas não posso dizer que estava feliz e orgulhosa naquele momento. Eu estava realmente triste e envergonhado. Mas também tinha 100% de certeza de que não poderia desistir ou regredir um centímetro. Continuei forte, com meus ouvidos fechados. Venci pela resistência.

Uma História de Amor em Meio a Uma Guerra Familiar

Poucas pessoas sabiam o que eu estava prestes a fazer naquele fevereiro de 2012 - uma delas sendo Diego, meu marido hoje. Nós nos conhecemos no Twitter 4 meses antes e foi amor à primeira vista, ou melhor, ao primeiro tweet.

Agora que mais de uma década se passou, é engraçado pensar que eu poderia ter feito tudo o que eu quisesse na vida. Eu poderia ter sido bem-sucedida e razoavelmente feliz sendo médica, cientista, psicóloga, engenheira, advogada... Quando terminei o ensino médio, eu tinha classificação e capacidade para ir para qualquer faculdade que eu quisesse.

Acho que essa variedade enorme de opções me sobrecarregou... mas esse peso também catalisou minha decisão em direção ao que eu realmente amava: arte, música, som e voz. Sem falar no amor da minha vida, que estava me esperando em Santa Catarina quando cheguei. Não tínhamos estado juntos antes daquele 28 de fevereiro de 2012, dia em que cheguei a Florianópolis, mas ele me apoiou durante os dias mais difíceis da minha vida.

Hora de Soltar a Voz

Em 2015, enquanto trabalhava exclusivamente com Produção Musical, Orquestração e Engenharia de Áudio, o marido de Amanda sugeriu que ela se informasse mais sobre locução.

Antes de começar a gravar locuções, em 2015, eu já estava muito familiarizada com os mercados de áudio e som. Eu estava realmente focada em Música naquela época. Mesmo assim, eu levei muito a sério o que ele me disse. Então eu produzi uma primeira demo de locução e... a mágica aconteceu. Os clientes estavam sempre felizes e os trabalhos estavam sempre se multiplicando. Eu nunca parei desde então."

"Minhas atividades fluíram naturalmente do som e da música para a narração, a dublagem e a locução. Era como se eu tivesse sido preparada a vida toda para isso. Minha paixão por cores, timbres, poesia, linguagem, sutilezas, design, histórias, sons e impressões, forma e conteúdo, emoções... tudo me levou a me expressar através da voz. Quando atuo e uso minha voz, trago à mesa tudo o que aprendi, experimentei, descobri, pesquisei e criei em todas as áreas da minha vida.

Hobbies

Amanda adora todas as coisas feitas à mão, como haute couture, miniatura, escrita à mão (como o logo do website, que foi escrito à mão por Amanda), design de joias e pintura.

Ela ainda compõe e toca piano.

Com o marido, ela aprendeu a aproveitar a natureza e as aventuras no campo, mas ainda prefere lugares urbanos, elegantes e sofisticados.

Eles são uma família grande, cheia de atores de vozes e artistas.

O Mundo e Sua Comunidade

Entre 2012 e 2015, ela fundou e gerenciou um projeto chamado "Como Aprender Violão" no YouTube e nas redes sociais.

O objetivo do projeto era entreter e educar crianças por meio de vídeos, aulas e material de apoio sobre Teoria Musical e técnicas de Violão Clássico e Popular.

No entanto, a animação desenhada à mão combinada com o carisma da garota de 18 anos trouxe interesse adicional à iniciativa e permitiu que o projeto alcançasse um público brasileiro de todas as idades. O acesso ao conteúdo era gratuito.

O estilo de vida de Amanda é baseado em alimentos orgânicos e hábitos naturais de alto desempenho.

Ela e sua família apoiam diretamente agricultores orgânicos e artesãos locais em Santa Catarina, Brasil.

Seu Trabalho com Vozes e Marcas

O que Amanda Produz no Estúdio de Locução?

Junto com diretores criativos, CMOs, empreendedores e produtoras de áudio, ela cria locuções, gravações de voz, dublagens, narrações e designs vocais únicos e especiais, que reforçam a identidade da marca e se conectam com o público/tribo/nicho.

Projetos de Locução Mais Frequentes

  • Locuções para:
    • Propaganda, Comercial, Promo e Trailer
    • Apresentação Corporativa, Empresarial e de Produto
    • Educação, eLearning, Curso, Intranet e Treinamento
    • URA, Correio de voz, Sistema telefônico, Mensagens de espera e de saudação
    • Tour virtual, Guias, Documentação, Sites, Instruções e Tutoriais
    • Audiolivros, Documentários e Narração
  • Dublagem, ADR e sincronização para:
    • Filmes e Séries
    • Canais de Youtube
    • Desenhos animados, Cartoons e Animação
    • Localização / Nacionalização de eLearning Industrial, Técnico e de Funcionários
    • Cursos, Módulos e episódios de eLearning para venda
    • Videogames
    • Comerciais
    • Cursos
  • Gravações para VUI, Voice UX, Aplicativos (apps) e Sistemas,
  • Canto e Desenvolvimento de Personagens para Entretenimento, Animação, Narração, Poesia, Contação de Histórias e Localização de Jogos.

Além das gravações de locução, seu estúdio também fornece:

  • Tradução do Inglês do Reino Unido e Americano para o Português Brasileiro (UK.EN-BR.PT e US.EN BR.PT) e vice-versa;
  • Interpretação em tempo real do Inglês Americano para o Português Brasileiro e vice-versa;
  • Desenvolvimento de personagem: crianças (menino e menina), criaturas, IA, adolescentes, mulheres de meia-idade e idosos, homens e mulheres;
  • Sotaques: americano, russo, português europeu e brasileiro;
  • Dialetos brasileiros: neutro, paulista, carioca, mineiro e catarinense (manezinho);
  • Atuação em câmera, porta-voz, entrevistas e embaixadora;
  • Produção de imagens para podcasts e rádio.

Como é a Voz da Amanda?

Ela atende clientes principalmente com sua voz jovem, irreverente, autêntica e coloquial, com um tom caloroso e um aroma fresco para Gerações Y, Z e Millennials.

Acessível, genuína, tranquila, laranja, amarela, em jeans, robusta, energética, ousada, solta, amigável e empoderada são alguns adjetivos com os quais sua voz mais se identifica.

Sua voz natural, do dia-a-dia, é de contralto e tem entre 25-40 anos. É naturalmente cheia, firme, redonda e rica em frequências.

O segundo perfil vocal mais requisitado é sofisticado, leve, clássico, luxuoso e delicado.

Minha voz é naturalmente quente, profunda e reconfortante, é assim que você vai me ouvir quando eu estiver sendo a Amanda, seja eu animada, brava ou contemplativa (risos). No entanto, a voz mais requisitada, sem dúvida, está em algum lugar uma oitava acima: minha versão mais jovem, energética, casual e super feliz.

Os clientes também se beneficiam de suas habilidades de atuação, musicais e criativas para criar imitações, personagens, idades, emoções extremas, timbres novos e atributos vocais específicos em português brasileiro e inglês americano.

As habilidades vocais que ela aprendeu na última década ampliaram suas técnicas e aprofundaram sua paleta para cores e nuances ilimitadas e continuamente novas.

Gosto de pensar na minha voz como uma tela. Nesta tela em branco, já pintei a voz de um robô, uma conversa etérea de IA, uma raposa mal-humorada, uma fada, um guerreiro amargo, uma vilã ácida que brinca com veneno, até mesmo um bebê. [...]

Qual é o Seu Jeito de Trabalhar?

Nos últimos dois anos, ela vem conduzindo pesquisas independentes sobre Voz e Som em intersecção com Música e Orquestração, Design e Psicoacústica.

O resultado dessa pesquisa é uma estrutura para Design de Locução com um extenso detalhamento paramétrico de atributos vocais.

A estrutura é baseada em atributos vocais, parâmetros sonoros e pesquisa psicoacústica. Esse framework é atualizado mensalmente com insights e dados de projetos, feedback de usuários, experimentos e descobertas sobre voz.

Ao combinar a direção artística e as preferências do cliente com sua própria estrutura, ela planeja sua performance com base em resultados sólidos e mensuráveis.

Os clientes geralmente aprovam suas gravações completas no início - é um indicador de que planejar a performance dentro de sua estrutura proporcionou estágios de produção mais rápidos.

Além disso, sua abordagem sistemática para projetos de locução ajudou no crescimento de empresas e marcas em muitos setores.

Sua experiência inclui:

  • Ser a voz brasileira principal do Nike Training Club, um dos top 3 Fitness Apps da Forbes;
  • Criar receita e aumentar a interação para os aplicativos e jogos mais vendidos para crianças na Google Store;
  • Manter o papel feminino em português brasileiro para Discovery Education, a maior empresa nos EUA e Reino Unido focada em educação K-12
  • Engajar o público-alvo por meio de anúncios pagos massivos para Localiza e Itaú, o maior banco do Brasil.

Na última década, eu projetei e gravei locuções para as principais marcas e empresas mais lucrativas do mundo. Ao abordar a gravação de locuções de forma artística e científica, eu ofereço design de som vocal tático e inovador para crescimento. Eu ajudo meus clientes a construir e implementar esses designs aplicando minha estrutura em uma gravação offline simples (quando o cliente dá instruções e direção e então eu gravo sozinha, por conta própria) ou em uma sessão de gravação remota, online e dirigida ao vivo (quando podemos interagir e aplicar minha estrutura em tempo real, como se estivéssemos gravando e trocando ideias dentro da mesma sala).

Qual é a Expertise da Amanda?

Desde seu primeiro projeto em locução, amanda se especializou em Bem-estar, Autoajuda e Meditação.

Ela teve o privilégio de ser escalada e convidada para fazer parte de mais de 15 empresas líderes mundiais em Saúde Mental e Corporal.

Só para mencionar algumas: Nike, Asana Rebel, Lojong, Wellness Coach e The Tapping Solution.

Desde sua infância, esse nicho sempre foi seu habitat natural e seu caminho pessoal.

Eu costumava gastar metade do meu tempo livre em livros de autoajuda quando tinha apenas oito anos. A outra metade era gasta em itens de papelaria fofos (risos). Desenvolver minha intuição, minha saúde e minha criatividade sempre foi um assunto sério para mim, mesmo quando ainda era muito pequena. Eu simplesmente sabia que a vida estava me convidando para mergulhar nela, e senti o desejo de me render aos seus mistérios.

As outras duas áreas em que ela é especialista são Educação e Entretenimento Infantil e Desenvolvimento de Personagens para Contação de Histórias, Animação e Jogos.

Trabalhar com crianças é natural para mim. Não só porque sou mãe, ou porque amo aprender e ensinar, mas principalmente porque sou sensível e compassiva com o desenvolvimento infantil, pois ensino crianças há muitos anos. Meu marido também dedicou seus estudos acadêmicos à Educação e Literatura, e aprendi muito com ele e apliquei isso em todos os meus projetos focados em crianças, desde alfabetização e ensino fundamental com a Just Right Reader, até ensino médio e superior com a Discovery Education.

Bem, desenvolvimento de personagens é o que eu tenho feito desde que comecei a escrever aos 12 anos (risos). Tenho centenas de personagens, vozes, estereótipos e criaturas na minha mente. Eu liberei alguns deles em minhas histórias, desenhos e músicas, mas eles não param de se multiplicar. Para polir sua expressão, tenho aprofundado minhas habilidades de atuação e estudado o desenvolvimento de personagens em todos os aspectos: visual, de movimento, vocal e linguístico.

Converse com a Amanda

Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.

Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.