Converse com a Amanda
Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.
Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.
Neste estudo de caso, eu revelo 3 designs vocais diferentes que desenvolvi para um dos meus projetos de locução publicitária de maior sucesso em gravações comerciais autodirigidas:
Amanda foi convidada pela Full Sail University para um webinar onde compartilhou alguns dos segredos e curiosidades deste grande projeto de locução publicitária em português brasileiro. Escreva uma mensagem para a locutora Amanda de Andrade e solicite acesso ao vídeo que ela gravou em Português para a Universidade Full Sail (Florida, USA).
Vidmob: Gerenciamento de Projetos, Redação, Produção de Áudio e Vídeo
Amanda de Andrade: Locução em português brasileiro
A opção que o produtor selecionou para a primeira frase, entre muitas variações que enviei - para minha surpresa - foi uma bem engraçada, e deu um aroma único para o que viria nos próximos segundos deste comercial.
Foi engraçada porque eu usei um sotaque muito coloquial do interior de São Paulo, não o sotaque nacional, neutro e padrão de São Paulo.
Chamou a atenção das pessoas, e foi natural, totalmente não planejado (saiu assim espontâneamente, eu não planejei com antecedência quando estava preparando o roteiro e as leituras).
Depois dessa primeira frase, voltamos ao sotaque paulista padrão, neutro, da TV nacional.
Depois daquela primeira passagem engraçada e sem tom de locutora (0;00 - 0;02), a voz continua criando expectativas (0;03 - 0;04) quando cresce até a palavra "grande" e então cresce inesperadamente ainda mais em "grandão", num tom de voz completamente irreverente.
A assinatura não segue uma cadência convencional ou uma leitura gramatical da vírgula (0;12 - 0;14).
Um comercial tão autêntico merecia nada menos que uma assinatura autêntica.
Vidmob: Gerenciamento de Projetos, Produção de Áudio e Vídeo
Amanda de Andrade: Redação e locução
Foi uma surpresa quando esse projeto chegou até mim.
Como estávamos produzindo dezenas de comerciais no tom energético, laranja, amigável, otimista, animado, brilhante e, às vezes, ousado, mas sempre no lado superior do espectro vocal, senti-me desafiada a criar o roteiro / redação e as locuções para comerciais para a mesma empresa, sim, mas agora em um _espectro azul escuro, dourado, mais sério, de luxo e sofisticado_, promovendo um produto high ticket do banco para um público-alvo exclusivo e elegante.
O design da voz foi basicamente planejado para suspender toda a pressa, a pressão e os argumentos de competição que geralmente são associados aos comerciais.
A voz fala de um lugar superior, entre pessoas da mesma classe, de um cliente para um cliente, de uma pessoa que se beneficia do que poucas pessoas têm acesso.
O tom é suave e delicado, mas coloquial, confiante e natural. Não há pressão.
A mensagem é um convite para saber mais sobre essa experiência, esse produto. É isso, um convite para algumas pessoas.
As emoções por trás da voz e do roteiro são liberdade, facilidade, exclusividade, curiosidade e prazer.
As sílabas e consoantes alongadas e as terminações de palavras/frases criam um desequilíbrio interessante e agradável que comunica confiança, naturalidade e conforto, porque esse desequilíbrio é natural, essa é a beleza de uma narração conversada.
As palavras não são ditas com articulação desnecessária ou ritmo forçado.
Este é um exemplo de como o público de luxo e os clientes das gerações mais jovens não se identificam com elegância exagerada, realeza desconfortável e articulação forçada.
O verdadeiro refinamento é ser natural e autêntico. E aí está a ousadia das novas gerações. Tudo acima ou abaixo do natural é percebido como falso. A falsidade, a menos que seja tática, é inaceitável.
Esse é um bom modelo de design vocal que fala com a Geração X, Z e especialmente com os clientes de luxo da Geração Millenial e, então, elimina qualquer sinal de carência e pressão.
Vidmob: Gerenciamento de Projetos, Produção de Áudio e Vídeo
Amanda de Andrade: Redação, curadoria musical e locução
Minha nossa, essa campanha foi um desafio. No roteiro, tínhamos uma palavra complicada: "conta".
Em apenas 17 segundos, temos essa palavra repetida 5 vezes. E não simplesmente repetida, mas com significados diferentes em cada ocorrência.
E mais, havia uma brincadeira, uma mistura de gírias, expressões idiomáticas e poesia, e em cada uma das 3 estrofes tínhamos o significado daquela palavra evoluindo.
Então como trazer diversão e emoção, sendo sério sobre nossa mensagem e claro sobre o significado de cada ocorrência?
Havia um sério risco de tudo soar bagunçado, confuso, monótono ou simplesmente ridículo.
A estratégia foi:
A característica mais interessante deste projeto foi o fato de que eles confiaram em mim para criar pelo menos 5 grupos diferentes de personas vocais com diferentes atributos e sotaques, para cobrir todos os principais produtos do banco.
Eu estava falando com clientes de alta classe, eu estava falando com solopreneurs, com empresários, com pessoas simples que só queriam criar uma conta bancária gratuita. Eu estava negociando dívidas e também vendendo iPhones. E minha voz e atuação tiveram que mudar toda vez que o produto e o público mudavam.
Artigo publicado originalmente em inglês, em Junho de 2023, sob autoria de Amanda de Andrade e sob o título "Commercial Voice Over Demos for Itaú Brazilian Bank".
Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.
Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.