Locução Institucional Feminina Para Voice Interaction

voice interaction portugal company logo

Esta é uma história de confiança e colaboração. Mariana é uma das pessoas mais carismáticas, atenciosas e inteligentes com quem trabalhei. E ela usa emoticons :)

Tudo começou com...

  1. uma mensagem detalhada e super gentil dela apresentando sua empresa, a Voice Interaction (Portugal), explicando o que ela precisava e fazendo algumas perguntas sobre como poderíamos trabalhar juntas.

  2. Fui atencioso, mas direta. Fui pontual e respondi a todas as pergutnas que ela levantou.

  3. Ela respondeu sendo completamente casual, com emoticons.

  4. Não pude evitar. Quando percebi, eu também estava usando emoticons.

Normalmente, sou muito discreta com meus clientes, mas não consegui ficar indiferente ao seu estilo de comunicação transparente e adorável.

Demonstrativo de Voz

Este é o demonstrativo de voz para treinamento (eLearning) que enviei para ela:

Voz para Treinamento e Documentação de Software Corporativo

Projeto de Locução Corporativa

  • Cliente: Voice Interaction.
  • Arquivos: 15 arquivos de áudio de narração, variando de 3 a 54 minutos.
  • Gênero: Corporativo, Institucional, Apresentação de negócios e produtos, Documentação de software e orientações.
  • Público: Participantes de eventos, isuários do software e clientes em potencial na indústria de transmissão, broadcasting, TV e multimídia.
  • Técnicas: Leitura técnica e sincronização.
  • Uso: Site, mídia social, eventos e offline.
  • Direção artística: Diferente para cada vídeo; Autodirigido.
  • Estúdio: Gravado no home estúdio da locutora Amanda.

Testemunho da Mariana

Mensagem da Mariana sobre a aprovação do meu demonstrativo de voz, o ponto de partida para todas as nossas outras gravações
Mensagem da Mariana sobre a aprovação do meu demonstrativo de voz, o ponto de partida para todas as nossas outras gravações

Tipos de Vídeos Corporativos

About Us

Corporativo, Carismático - Voice Interaction Brasil

Product Presentation

Agradável, Educado, Informativo - Product Presentation for Voice Interaction

Empresa Voice Interaction: Copywriting & Pós Produção

Locutora Amanda de Andrade: Locução Profissional


Locução Passo-a-Passo

1. Demo de Locução

Começamos com um teste de voz e tom.

Mas o que é um teste de voz e tom?

Teste de Voz: Estável, Claro e Informativo

Após a empresa aceitar minha proposta e oficializarmos nossa colaboração, recebi o roteiro e o vídeo original para referência.

Com essas informações à disposição, e considerando muitos outros parâmetros (público, indústria, duração, propósito, etc...), sugeri um tom de voz gravando uma amostra em sincronia com o vídeo original em inglês.

Esse tom foi aprovado de início!

No entanto, nem tudo estava certo. Ter gravado essa amostra de voz antes de gravar o roteiro inteiro foi super importante porque nos mostrou logo de cara que não seria possível gravá-lo em sincronia - o ritmo teria que ser muito rápido porque o português é uma língua que usa mais letras (principalmente vogais) e palavras, em comparação ao inglês. Então ainda tínhamos um problema para resolver.


2. Pronúncia

Sempre que eu não tinha certeza de como pronunciar uma sigla, uma palavra estrangeira ou até mesmo um jargão técnico, eu enviava a ela um arquivo de áudio com diferentes opções.

Leva tempo para escanear o script e pensar em todas as palavras que podem ser pronunciadas incorretamente.

No entanto, essa é uma tarefa pequena comparada à inconveniência e ao desperdício de tempo de todos se uma palavra (com múltiplas ocorrências) for pronunciada incorretamente e precisar ser corrigida após o script completo ter sido gravado.

Essa etapa não poderia ser negligenciada.

Teste de Voz com Diferentes Pronúncias

3. Gravação e Edição de Locução

Durante a gravação dos formatos longos (tutoriais de software), busquei o equilíbrio entre articulação adequada e naturalidade.

A pronúncia deve ser clara, mas a voz não pode soar artificial, tensa ou robótica.

Para vídeos longos, a voz deve ser confortável de ouvir, nem muito alta nem muito baixa em tom (caso contrário, soará muito aguda e agressiva ou muito grave e monótona) para evitar que o ouvinte sinta fadiga ou tédio.

O interesse do ouvinte não pode diminuir ao longo do vídeo, nem o meu interesse como locutora e instrutora pode diminuir! Eu não podia deixar minha voz mudar durante essa longa gravação - eu tinha que mantê-la firme, fresca e interessante.


4. Entrega da Locução e Feedback

Nosso cronograma de entrega padrão era:

  • 1 dia para entregar o teste de tom e a lista de pronúncias
  • Então, eu esperava pela aprovação, comentários ou feedback
  • Depois disso, mais 3 dias para enviar a gravação completa e editada

No entanto, eu sempre enviava os arquivos antes do prazo. Após o 2º vídeo, aceleramos o processo e ela estava recebendo os arquivos finais entre 12 horas e 2 dias úteis.

Uma vez que já havíamos chegado ao tom ideal e eu havia aprendido sobre a terminologia e suas preferências, não havia necessidade de gravar testes de tom nem opções para pronúncia de palavras estrangeiras e siglas.


5. Preparação. Gravação. Entrega. De novo.

Ela confiou em mim para adaptar o tom e o ritmo dependendo do propósito de cada vídeo (tutorial, apresentação do produto, narração corporativa/empresarial, etc...), então segui meu próprio julgamento e os padrões da indústria, e fiz pequenos ajustes no tom e na articulação.

Afinal, um tutorial de 50 minutos para usuários precisa ser diferente de uma apresentação de produto de 3 minutos para clientes.

Mensagem da Mariana com notícias sobre novos projetos de voiceover em 2022 e 2023
Mensagem da Mariana com notícias sobre novos projetos de voiceover em 2022 e 2023

Artigo publicado originalmente em inglês, em Setembro de 2023, sob autoria de Amanda de Andrade e sob o título "Corporate Voice Over in Brazilian for Voice Interaction".

Converse com a Amanda

Envie sua mensagem. Amanda responde imediatamente.

Sinta-se à vontade para compartilhar detalhes do projeto - mantemos as informações em sigilo.