5 Passos para uma Locução de Voz Natural e Conversada

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Descubra nesse artigo, escrito junto à locutora e diretora de voz Amanda de Andrade:

  1. Como pedir ou dirigir uma locução com voz natural?
  2. Como corrigir uma locução que ainda não está conversada e relaxada?

✏️ Primeira etapa: antes de pedir de uma só vez todos os ajustes pontuais de pronúncia, timbre, energia, emoção, etc., anote o que está bom e o que ainda não está, para não perder o que já está bom e poder se concentrar em melhorar o que precisa ser mudado.

Somente depois de anotar os pontos positivos e negativos da locução, sugerimos corrigir os parâmetros vocais, pois é fácil se perder em inúmeros parâmetros e detalhes vocais com significados imprecisos.

❓ Afinal, sabia que existem mais de 25 parâmetros vocais que podem criar (ou destruir) uma locução conversada?

Não precisamos - nem podemos - pensar em todos de uma só vez.

✏️ Então, segunda etapa: ajuste estes 5 parâmentos vocais:

  • Ritmo
  • Projeção
  • Articulação
  • Dinâmica
  • Imperfeição

📋Como fazer Locução de Voz Natural e Conversada?

💡 Clique nos links abaixo para ir direto às respostas de cada tópico:

I. Como corrigir uma locução que não está natural?

II. Acerte o Ritmo da Locução

III. Ajuste a Projeção da Voz

IV. Suavize a Articulação da Fala

V. Naturalize a Dinâmica na Voz

VI. Experimente com Imperfeições

VII. Decida que tipo de locução natural você precisa

VIII. Escolha um locutor ou locutora com voz natural

IX. Peça ajuda profissional para conseguir uma locução conversada

✉️ Converse com a locutora Amanda sobre Locução Natural para seu projeto.


Como corrigir uma locução que não está natural?

Brief da Locução

Nós criativos, independentemente de sermos o roteirista, o diretor artístico, a produtora, o engenheiro de áudio, o diretor de voz, a gerente de projetos da agência ou a head de marketing da empresa, temos planos e expectativas de ter uma voz específica, com determinadas características, quase sempre interessante e natural para nossos projetos.

Na maioria das vezes, já temos ideia de como queremos que seja a locução para ter o resultado criativo, sonoro e visual que tanto esperamos. Para alcançar rapidamente o resultado esperado, precisamos seguir um passo-a-passo eficaz e validado.

Avaliação da Locução

Para dirigir ou pedir a refação de uma locução e conseguir um resultado natural e conversado, faço uma breve análise do estado atual da locução. O que está bom? O que ainda não está bom? Assim posso fornecer feedback construtivo e apoiar o ator de voz nas suas escolhas em direção ao resultado que eu e o cliente desejam. - Amanda

Se a locução ainda será gravada, você já pode ir direto para a seção Decida que tipo de locução natural você precisa ou, se você já sabe que tipo de conversa combina mais com o brief do seu projeto, esta é a hora de Escolher um Locutor ou Locutora com Voz Natural.

No entanto, se a locução já foi gravada remotamente/offline ou se você estiver em uma sessão ao vivo presencial/online junto com o locutor ou locutora brasileira no estúdio e precisa melhorar a naturalidade da locução pois a atuação ainda não está soando tão natural e relaxada:

✏️ ✅ anote o que funcionou até agora, com base na performance que o ator ou atriz de voz gravou;

✏️ ❌ também anote o que está diferente da sua ideia inicial para a locução.

💡 no início, tomar nota do que está funcionando numa locução é mais importante e produtivo do que tomar nota do que está desagradando.​

Assim, fica mais fácil e rápido orientar o locutor ou ator de maneira positiva em direção a um estado mais natural, relaxado e conversado.

Analisar o estado atual da locução é fundamental e precisa ser feito antes de começarmos a dar instruções e pedir alterações.

💡 Entenda: pedir alterações sem ter clareza do que já está bom pode desequilibrar uma locução.

Sem direção gradual e comunicação clara, uma sessão de gravação torna-se improdutiva. A diretora de voz Amanda de Andrade disse numa entrevista em inglês:

Assisti a uma sessão de gravação em que por falta de clareza e falha na comunicação entre locutor e cliente, a oportunidade de criação de uma locução conversada se tornou irrecuperável. [...] Mexer no que está aprovado ou negligenciar o que está ruim pode tornar o processo criativo improdutivo a ponto de ser mais fácil desistir da sessão de gravação e começar tudo do zero com outro locutor profissional. - Amanda

1. Acerte o Ritmo da Locução

  • Ritmo

  • Durante uma conversa, nossas emoções e verdadeiras intenções ditam o ritmo, a duração e a ênfase das palavras - não o nosso raciocínio lógico.

  • O ritmo de uma conversa natural costuma ser interessante, único, irreplicável e espontâneo, com respirações, pausas e tropeços.

  • Há momentos de acelerando e rallentando (da terminologia musical italiana, que significa desacelerando).

  • Não há roteiro fixo em uma conversa.

  • Estamos sempre buscando palavras, acessando lembranças, registrando impressões, e contruindo espontaneamente o nosso discurso no exato momento da fala.​

  • Estamos sempre monitorando uns aos outros em uma conversa e adaptando nossa fala às reações do interlocutor.

Atenção ❗ Ao contrário do que muitos locutores e locutoras pensam, adicionar pausas, respirações e tropeços aleatoriamente não transformará a locução em uma conversa autêntica e natural.

🔎 Você até pode sugerir algumas palavras que sejam importantes para o significado e incorporar elementos orais a elas (pausa, hesitação, falar mais rápido em alguma parte...).

💡 ​Porém o ritmo se corrige automaticamente se a intenção / atitude / P.O.V. (ponto de vista) do locutor ou locutora estiver correto e alinhado ao brief e ao roteiro.

Um POV de alguém conversando com pressa é bem diferente de um POV de alguém contanto suas memórias de infância - assim como o ritmo de fala.

2. Ajuste o Volume da Voz

  • Projeção e Volume

O nível geral de fala conversada é uma variação de intensidade entre duas zonas de projeção / volume:

  • acima do nível de murmúrio / sussurro (quando você não quer ou não espera que ninguém entenda)
  • e abaixo do nível assertivo e incisivo (quando você quer ter certeza de que alguém compreende, concorda e aceita o que você está dizendo).

Este nível de volume requer menos projeção. Conversas são, quase sempre, interações um a um. Porém, há casos em que uma conversa pode ser um cenário bem específico e exótico, muito diferente de uma conversa em baixo volume entre 2 pessoas. Sobre os tipos de voiceover natural e conversado, leia o artigo Looking for a Conversational Voice Over Style?

Contudo, na maioria das locuções conversadas, a projeção e o volume precisam ser baixos, nada além do necessário.

🎧 ​Para isso, você pode sugerir que o ator ou atriz de voz tire um dos fones de ouvido ou aumente o volume do feedback para que ele ou ela possa monitorar melhor o seu nível, sem projetar a voz mais do que o necessário.

💡 ​Além disso, você pode pedir que ele ou ela fale com uma ressonância mais gutural ou mais suave - essas duas opções parecem contraditórias mas ambas ajudam a soar menos anasalado ou menos gritado.

❌ 📢 O objetivo do som gutural e do som suave são os mesmos: projetar menos a voz caso ela esteja muito alta, muito forte, ou muito aérea e artificial.

💡 Ao pedir que a locutora traga a voz mais para o peito, perto do coração, ou então dê um suspiro profundo, estamos sugerindo indiretamente que ela relaxe as cordas vocais, o diafragma e os musculos do pescoço.

3. Suavize a Articulação da Fala

  • Articulação e Pronúncia

Sempre que você quiser tornar uma locução mais oral e coloquial, você pode suavizar a articulação das palavras e sílabas, principalmente das sílabas átonas:

  • suavizar ainda mais as sílabas átonas e só enfatizar as tônicas traz à conversa uma sequência irregular e interessante, de tese e arsis - the beats fortes e fracos; prosódias devem ser usadas com cuidado na última etapa.
  • essa suavização permite uma fala com menos projeção e com mais velocidade, pois não se articula todas as sílabas, letras e fonemas.
  • enfatizando somente as tônicas, ainda conseguimos garantir a clareza na identificação e na compreensão da mensagem, pois as sílabas tônicas bem enfatizadas são fundamentais na compreensão oral.

💡 Dependendo do nível da conversa, elisões e contrações são muito bem-vindas, bem como a suavização dos formantes e consoantes como resultado de movimentos faciais, como um sorriso.

💡 Se o locutor ou locutora não estiver soando tão amigável, conversado e despretensioso, você pode pedir que ele ou ela sorria exageradamente - somente para fins de exercício.

👄 Durante esse exercício, ele ou ela não conseguirá fechar os lábios completamente nem articular excessivamente o maxilar, os dentes e a língua.

Dessa forma, as palavras pronunciadas com um largo sorriso imediatamente nos induz a visualizar alguém sorrindo de verdade ou agindo de forma casual, sem se preocupar com a pronúncia perfeita das sílabas.

4. Naturalize a Dinâmica da Locução

  • Dinâmica e Entonação

A dinâmica de uma locução - ou seja, os altos e os baixos - é definida pelo significado do texto, ou seja, pelo sub-texto.

Atenção ❗ Em terminologia musical, dinâmica diz respeito à variação de volume (piano, suave, forte, mezzo forte, fortissimo, etc...). Mas em locução, o termo dinâmica é usado para se referir à variação de frequência de um som (agudo, maior frequência; ou grave, menor frequência - é o que se chama pitch em inglês).

❗ Então, uma locução dinâmica ou com dinamismo passeia por notas mais agudas e mais graves, com entonações que sobem e descem, com silhuetas de notas vocais mais ousadas, contrastantes e distantes.

❌ Porém... explorar a dinâmica de maneira aleatória ou irresponsável também pode arruinar a locução conversada.

Dependendo do motivo pelo qual duas pessoas estão conversando, a faixa dinâmica pode ser pequena, o que significa uma leitura mais plana e discreta, ou ampla, o que significa uma silhueta vocal livre e expressiva, com agudos e graves.

💡 Portanto, novamente, não há regra sobre um padrão de dinâmica amplo ou restrito para locuções naturais. É preciso compreender o contexto e fazer escolhas artísticas maduras.

❌ não sugerimos impôr uma coordenada fixa e manipulativa para o som ao longo do tempo - ou seja, não convém ditar exatamente todos os pontos onde se deve subir ou descer no roteiro, pois conversas espontâneas não acontecem assim,

✅ mas podemos direcionar o locutor ou locutora para uma faixa dinâmica ampla ou mais restrita, dependendo do nosso brief, para termos uma estética natural e conversada na locução,

✅ e também podemos corrigir uma entonação específica em alguma palavra, pergunta, ou final de frase - mas sem desnaturalizar a locução.

5. Experimente com Imperfeições

  • Imperfeição e Naturalidade

💡 Convide o locutor ou locutora a propôr takes diferentes, espontâneos e autorais. Agora é o momento de escolher criticamente que regras serão quebradas - com propósito, criatividade e responsabilidade.

Afinal, nosso objetivo é e sempre será:

  • seguir o brief;
  • honrar a cadeia criativa/produtiva de profissionais;
  • e dar vida ao roteiro.

❌ ​Inúmeros estudos comprovaram que nossa mente geralmente repele de padrões repetitivos e ultrapassados de locução e apresenta resistência e desinteresse por vozes artificiais, forçadas ou falsas.

❌ Esses padrões por si só podem nos fazer rotular imediatamente algo como comercial e transacional, em vez de sincero e honesto.

💡 Portanto, precisamos de algo casual, não comercial, mas também que tenha um toque especial, não tão trivial. A locução conversada ideal é:

  • natural e casual
  • mas também especial, com elementos que a tornem única.

💎 Há algo que chama a nossa atenção: singularidade¹ - principalmente a singularidade que surge natural e repetinamente.

💡 Se uma voz soa natural, interessante e como novidade, e não associada a um artista que grava locuções sempre da mesma maneira, é provável que as pessoas se inclinem para ouvi-la.

💡 Para uma locução soar autenticamente especial, podemos trazer um ou mais elementos que estejam fora do comum. Um novo timbre, uma surpresa, uma entonação belamente estranha...

🎭 Atores experientes conseguem criar e expressar singularidade mais rapidamente, com baixo risco de soar absurdo ou imaturo, mas locutores jovens com grande habilidade de atuação também podem trazer ideias e sons novos sem preconceitos.

De que tipo de locução natural eu preciso?

💡 Há muitos tipos e subtipos de locução conversada - assim como há inúmeros tipos de conversas na vida real.

❌ Nenhuma locução conversada e natural será igual a outra.

Por isso, o brief precisa informar desde o início sobre o contexto da convesa que queremos emular.

É o contexto que permitirá à atriz de voz experiente:

  • ajustar os 5 parâmetros vocais - e muitos outros;

  • escolher a atitude, o tom de voz e o POV;

  • encontrar o jeito certo de inspirar as emoções e ações no ouvinte;

  • facilitar a sessão e entregar uma locução perfeita rapidamente;

  • compreender imediatamente o feedback e ajustar sua performance;

  • e muitos outros ajustes técnicos e criativos.

💡 Se o ator ou atriz de voz é cuidadosa e profissional, ela fará as perguntas certas para oferecer o melhor resultado com eficácia e criatividade.

Como Escolher uma Locutora Brasileira com Voz Natural?

💎 Se você já tem um roteiro e um brief, precisa agora escolher um locutor ou locutora competente e com experiência comprovada em locução natural.

🕞 Sugerimos selecionar poucas e seletas vozes pré-qualificadas para poder dedicar tempo de qualidade ao ouvir os demonstrativos de voz / amostras / audições.

📝 Se possível, compartilhe o brief antes de solicitar uma amostra personalizada do roteiro.

🔒 Se precisar que a locutora assine NDA, escolha profissionais de confiança e reputação.

🎤 Para facilitar a curadoria das vozes, procure locutoras que:

  • demonstrem versatilidade, criatividade e confiança - atributos pessoais necessários numa conversa autêntica e natural;

  • tenha uma voz naturalmente apropriada para o brief (idade, timbre, sotaque...)

  • e que tenha experiência com locução natural e personalidade conversada demonstrada por meio de amostras de voz.

📨 Por fim, caso não tenha encontrado o demo de locução que está buscando, peça à locutora de sua preferência ou nos envie um email solicitando uma pequena amostra de voz e locução personalizada com sua direção artística para alcançarmos juntos o melhor resultado para o seu projeto.

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Como Conseguir uma Locução Relaxada e Natural ?

A locução conversada com tom de voz natural e relaxado gera conexão imediata e é um dos estilos mais solicitados e valorizados.

Atores e artistas são os mais capacitados e rápidos em fornecer takes de locução que não parecem locução, mas sim uma conversa gostosa e interessante de se ouvir.

Para ter um profissional dirigindo ou gravando uma locução orgânica, real e conversada, ou o ajudando a corrigir o que não está natural na sua produção ou locução, envie uma mensagem para nosso estúdio de som e de voz ou converse diretamente com a locutora brasileira Amanda.

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