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Descubra nesse artigo, escrito junto à locutora e diretora de voz Amanda de Andrade:
✏️ Primeira etapa: antes de pedir de uma só vez todos os ajustes pontuais de pronúncia, timbre, energia, emoção, etc., anote o que está bom e o que ainda não está, para não perder o que já está bom e poder se concentrar em melhorar o que precisa ser mudado.
Somente depois de anotar os pontos positivos e negativos da locução, sugerimos corrigir os parâmetros vocais, pois é fácil se perder em inúmeros parâmetros e detalhes vocais com significados imprecisos.
❓ Afinal, sabia que existem mais de 25 parâmetros vocais que podem criar (ou destruir) uma locução conversada?
Não precisamos - nem podemos - pensar em todos de uma só vez.
✏️ Então, segunda etapa: ajuste estes 5 parâmentos vocais:
💡 Clique nos links abaixo para ir direto às respostas de cada tópico:
✉️ Converse com a locutora Amanda sobre Locução Natural para seu projeto.
Nós criativos, independentemente de sermos o roteirista, o diretor artístico, a produtora, o engenheiro de áudio, o diretor de voz, a gerente de projetos da agência ou a head de marketing da empresa, temos planos e expectativas de ter uma voz específica, com determinadas características, quase sempre interessante e natural para nossos projetos.
Na maioria das vezes, já temos ideia de como queremos que seja a locução para ter o resultado criativo, sonoro e visual que tanto esperamos. Para alcançar rapidamente o resultado esperado, precisamos seguir um passo-a-passo eficaz e validado.
Para dirigir ou pedir a refação de uma locução e conseguir um resultado natural e conversado, faço uma breve análise do estado atual da locução. O que está bom? O que ainda não está bom? Assim posso fornecer feedback construtivo e apoiar o ator de voz nas suas escolhas em direção ao resultado que eu e o cliente desejam. - Amanda
Se a locução ainda será gravada, você já pode ir direto para a seção Decida que tipo de locução natural você precisa ou, se você já sabe que tipo de conversa combina mais com o brief do seu projeto, esta é a hora de Escolher um Locutor ou Locutora com Voz Natural.
No entanto, se a locução já foi gravada remotamente/offline ou se você estiver em uma sessão ao vivo presencial/online junto com o locutor ou locutora brasileira no estúdio e precisa melhorar a naturalidade da locução pois a atuação ainda não está soando tão natural e relaxada:
✏️ ✅ anote o que funcionou até agora, com base na performance que o ator ou atriz de voz gravou;
✏️ ❌ também anote o que está diferente da sua ideia inicial para a locução.
💡 no início, tomar nota do que está funcionando numa locução é mais importante e produtivo do que tomar nota do que está desagradando.
Assim, fica mais fácil e rápido orientar o locutor ou ator de maneira positiva em direção a um estado mais natural, relaxado e conversado.
Analisar o estado atual da locução é fundamental e precisa ser feito antes de começarmos a dar instruções e pedir alterações.
💡 Entenda: pedir alterações sem ter clareza do que já está bom pode desequilibrar uma locução.
Sem direção gradual e comunicação clara, uma sessão de gravação torna-se improdutiva. A diretora de voz Amanda de Andrade disse numa entrevista em inglês:
Assisti a uma sessão de gravação em que por falta de clareza e falha na comunicação entre locutor e cliente, a oportunidade de criação de uma locução conversada se tornou irrecuperável. [...] Mexer no que está aprovado ou negligenciar o que está ruim pode tornar o processo criativo improdutivo a ponto de ser mais fácil desistir da sessão de gravação e começar tudo do zero com outro locutor profissional. - Amanda
Ritmo
Durante uma conversa, nossas emoções e verdadeiras intenções ditam o ritmo, a duração e a ênfase das palavras - não o nosso raciocínio lógico.
O ritmo de uma conversa natural costuma ser interessante, único, irreplicável e espontâneo, com respirações, pausas e tropeços.
Há momentos de acelerando e rallentando (da terminologia musical italiana, que significa desacelerando).
Não há roteiro fixo em uma conversa.
Estamos sempre buscando palavras, acessando lembranças, registrando impressões, e contruindo espontaneamente o nosso discurso no exato momento da fala.
Estamos sempre monitorando uns aos outros em uma conversa e adaptando nossa fala às reações do interlocutor.
❗ Atenção ❗ Ao contrário do que muitos locutores e locutoras pensam, adicionar pausas, respirações e tropeços aleatoriamente não transformará a locução em uma conversa autêntica e natural.
🔎 Você até pode sugerir algumas palavras que sejam importantes para o significado e incorporar elementos orais a elas (pausa, hesitação, falar mais rápido em alguma parte...).
💡 Porém o ritmo se corrige automaticamente se a intenção / atitude / P.O.V. (ponto de vista) do locutor ou locutora estiver correto e alinhado ao brief e ao roteiro.
Um POV de alguém conversando com pressa é bem diferente de um POV de alguém contanto suas memórias de infância - assim como o ritmo de fala.
O nível geral de fala conversada é uma variação de intensidade entre duas zonas de projeção / volume:
Este nível de volume requer menos projeção. Conversas são, quase sempre, interações um a um. Porém, há casos em que uma conversa pode ser um cenário bem específico e exótico, muito diferente de uma conversa em baixo volume entre 2 pessoas. Sobre os tipos de voiceover natural e conversado, leia o artigo Looking for a Conversational Voice Over Style?
Contudo, na maioria das locuções conversadas, a projeção e o volume precisam ser baixos, nada além do necessário.
🎧 Para isso, você pode sugerir que o ator ou atriz de voz tire um dos fones de ouvido ou aumente o volume do feedback para que ele ou ela possa monitorar melhor o seu nível, sem projetar a voz mais do que o necessário.
💡 Além disso, você pode pedir que ele ou ela fale com uma ressonância mais gutural ou mais suave - essas duas opções parecem contraditórias mas ambas ajudam a soar menos anasalado ou menos gritado.
❌ 📢 O objetivo do som gutural e do som suave são os mesmos: projetar menos a voz caso ela esteja muito alta, muito forte, ou muito aérea e artificial.
💡 Ao pedir que a locutora traga a voz mais para o peito, perto do coração, ou então dê um suspiro profundo, estamos sugerindo indiretamente que ela relaxe as cordas vocais, o diafragma e os musculos do pescoço.
Sempre que você quiser tornar uma locução mais oral e coloquial, você pode suavizar a articulação das palavras e sílabas, principalmente das sílabas átonas:
💡 Dependendo do nível da conversa, elisões e contrações são muito bem-vindas, bem como a suavização dos formantes e consoantes como resultado de movimentos faciais, como um sorriso.
💡 Se o locutor ou locutora não estiver soando tão amigável, conversado e despretensioso, você pode pedir que ele ou ela sorria exageradamente - somente para fins de exercício.
👄 Durante esse exercício, ele ou ela não conseguirá fechar os lábios completamente nem articular excessivamente o maxilar, os dentes e a língua.
Dessa forma, as palavras pronunciadas com um largo sorriso imediatamente nos induz a visualizar alguém sorrindo de verdade ou agindo de forma casual, sem se preocupar com a pronúncia perfeita das sílabas.
A dinâmica de uma locução - ou seja, os altos e os baixos - é definida pelo significado do texto, ou seja, pelo sub-texto.
❗ Atenção ❗ Em terminologia musical, dinâmica diz respeito à variação de volume (piano, suave, forte, mezzo forte, fortissimo, etc...). Mas em locução, o termo dinâmica é usado para se referir à variação de frequência de um som (agudo, maior frequência; ou grave, menor frequência - é o que se chama pitch em inglês).
❗ Então, uma locução dinâmica ou com dinamismo passeia por notas mais agudas e mais graves, com entonações que sobem e descem, com silhuetas de notas vocais mais ousadas, contrastantes e distantes.
❌ Porém... explorar a dinâmica de maneira aleatória ou irresponsável também pode arruinar a locução conversada.
Dependendo do motivo pelo qual duas pessoas estão conversando, a faixa dinâmica pode ser pequena, o que significa uma leitura mais plana e discreta, ou ampla, o que significa uma silhueta vocal livre e expressiva, com agudos e graves.
💡 Portanto, novamente, não há regra sobre um padrão de dinâmica amplo ou restrito para locuções naturais. É preciso compreender o contexto e fazer escolhas artísticas maduras.
❌ não sugerimos impôr uma coordenada fixa e manipulativa para o som ao longo do tempo - ou seja, não convém ditar exatamente todos os pontos onde se deve subir ou descer no roteiro, pois conversas espontâneas não acontecem assim,
✅ mas podemos direcionar o locutor ou locutora para uma faixa dinâmica ampla ou mais restrita, dependendo do nosso brief, para termos uma estética natural e conversada na locução,
✅ e também podemos corrigir uma entonação específica em alguma palavra, pergunta, ou final de frase - mas sem desnaturalizar a locução.
💡 Convide o locutor ou locutora a propôr takes diferentes, espontâneos e autorais. Agora é o momento de escolher criticamente que regras serão quebradas - com propósito, criatividade e responsabilidade.
Afinal, nosso objetivo é e sempre será:
❌ Inúmeros estudos comprovaram que nossa mente geralmente repele de padrões repetitivos e ultrapassados de locução e apresenta resistência e desinteresse por vozes artificiais, forçadas ou falsas.
❌ Esses padrões por si só podem nos fazer rotular imediatamente algo como comercial e transacional, em vez de sincero e honesto.
💡 Portanto, precisamos de algo casual, não comercial, mas também que tenha um toque especial, não tão trivial. A locução conversada ideal é:
💎 Há algo que chama a nossa atenção: singularidade¹ - principalmente a singularidade que surge natural e repetinamente.
💡 Se uma voz soa natural, interessante e como novidade, e não associada a um artista que grava locuções sempre da mesma maneira, é provável que as pessoas se inclinem para ouvi-la.
💡 Para uma locução soar autenticamente especial, podemos trazer um ou mais elementos que estejam fora do comum. Um novo timbre, uma surpresa, uma entonação belamente estranha...
🎭 Atores experientes conseguem criar e expressar singularidade mais rapidamente, com baixo risco de soar absurdo ou imaturo, mas locutores jovens com grande habilidade de atuação também podem trazer ideias e sons novos sem preconceitos.
💡 Há muitos tipos e subtipos de locução conversada - assim como há inúmeros tipos de conversas na vida real.
❌ Nenhuma locução conversada e natural será igual a outra.
Por isso, o brief precisa informar desde o início sobre o contexto da convesa que queremos emular.
É o contexto que permitirá à atriz de voz experiente:
ajustar os 5 parâmetros vocais - e muitos outros;
escolher a atitude, o tom de voz e o POV;
encontrar o jeito certo de inspirar as emoções e ações no ouvinte;
facilitar a sessão e entregar uma locução perfeita rapidamente;
compreender imediatamente o feedback e ajustar sua performance;
e muitos outros ajustes técnicos e criativos.
💡 Se o ator ou atriz de voz é cuidadosa e profissional, ela fará as perguntas certas para oferecer o melhor resultado com eficácia e criatividade.
💎 Se você já tem um roteiro e um brief, precisa agora escolher um locutor ou locutora competente e com experiência comprovada em locução natural.
🕞 Sugerimos selecionar poucas e seletas vozes pré-qualificadas para poder dedicar tempo de qualidade ao ouvir os demonstrativos de voz / amostras / audições.
📝 Se possível, compartilhe o brief antes de solicitar uma amostra personalizada do roteiro.
🔒 Se precisar que a locutora assine NDA, escolha profissionais de confiança e reputação.
🎤 Para facilitar a curadoria das vozes, procure locutoras que:
demonstrem versatilidade, criatividade e confiança - atributos pessoais necessários numa conversa autêntica e natural;
tenha uma voz naturalmente apropriada para o brief (idade, timbre, sotaque...)
e que tenha experiência com locução natural e personalidade conversada demonstrada por meio de amostras de voz.
📨 Por fim, caso não tenha encontrado o demo de locução que está buscando, peça à locutora de sua preferência ou nos envie um email solicitando uma pequena amostra de voz e locução personalizada com sua direção artística para alcançarmos juntos o melhor resultado para o seu projeto.
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A locução conversada com tom de voz natural e relaxado gera conexão imediata e é um dos estilos mais solicitados e valorizados.
Atores e artistas são os mais capacitados e rápidos em fornecer takes de locução que não parecem locução, mas sim uma conversa gostosa e interessante de se ouvir.
Para ter um profissional dirigindo ou gravando uma locução orgânica, real e conversada, ou o ajudando a corrigir o que não está natural na sua produção ou locução, envie uma mensagem para nosso estúdio de som e de voz ou converse diretamente com a locutora brasileira Amanda.
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